(Foto: Reprodução) Dona de uma das maiores vozes do Brasil morreu no Rio de Janeiro. Ela estava internada desde agosto de 2024 na Casa de Saúde São José, onde deu entrada para tratar uma arritmia cardíaca. Relembre a trajetória de Nana Caymmi
Famosos lamentaram nesta quinta-feira (1º) a morte de Nana Caymmi, uma das maiores cantoras do Brasil.
Nana morreu aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada desde agosto de 2024 na Casa de Saúde São José, na Zona Sul, onde deu entrada para tratar uma arritmia cardíaca.
A cantora ficou eternizada como um dos maiores nomes da história da música brasileira. Seu repertório incluía boleros, sambas, sambas-canção, bossa nova e MPB de diferentes épocas. Ela cantava faixas como “Resposta ao tempo”, “Beijo partido” e “Se queres sabe”.
Veja, abaixo, a repercussão da morte de Nana Caymmi.
LEIA MAIS
Nana Caymmi, uma das maiores cantoras do Brasil, morre aos 84 anos
Artista ficou eternizada como voz que foi do bolero ao samba
'Hilda Furacão', 'Alto Astral': Nana já cantou trilhas sonoras de novelas e séries da Globo
Irmão narra sofrimento de Nana durante internação: ‘Foi muito difícil’
Djavan, cantor, no Instagram:
Initial plugin text
“O Brasil perde hoje uma de suas maiores cantoras e eu uma amiga. Descanse em paz, Nana querida. Vamos sentir muito sua falta, sua voz continuará a tocar nossos corações.”
Daniela Mercury, cantora, em entrevista à GloboNews:
Nana tinha um dos repertórios mais lindos, diz Daniela Mercury
"Uma das artistas que me ensinaram a cantar. (...) Era dona de uma das vozes mais belas, com um dos sons mais bonitos, e tinha uma interpretação muito profunda, muito tocante. As músicas que ela sempre cantou são de uma beleza, de um repertório deslumbrante." Veja o relato completo no vídeo acima.
Milton Nascimento, cantor, no Instagram:
Initial plugin text
"Recebo com profunda tristeza a notícia da partida dessa grande amiga. Perder Nana Caymmi é perder parte da minha própria história. Recentemente tenho escutado diariamente a nossa interpretação de “Sentinela”, que muito me emociona.
Nana estará pra sempre em meu coração e memória.
Descanse em paz, querida amiga 🤍"
Danilo Caymmi, irmão de Nana, em entrevista à GloboNews:
Danilo Caymmi relembra últimos momentos da irmã; Nana Caymmi morreu aos 84 anos
"O Brasil pede uma grande cantora, uma das maiores intérpretes que já teve. Uma técnica apurada, sentimento. Ela era muito emotiva, e carregava isso para dentro da música, com uma categoria enorme”.
“[Foram] Nove meses de UTI, muito difícil. Chegou em consequência de várias coisas, mas, basicamente, obesidade”
“Ela botou um marcapasso, depois teve uma osteomielite [infecção óssea], problema nos pulmões... ela passou por muito problema pulmonar, foi até uma benção para ela acabar com esse sofrimento que estava passando." Veja o relato completo no vídeo acima.
Carlinhos Brown, cantor, no Instagram:
Initial plugin text
"Nana é um dos meus motivos de amar a canção. De amar Itapuã, Piatã, Iracema. De ter compreensão da dimensão que ela dá à Bahia. A forma como ela nina, como ela leita, como ela constrói.
Formatou, para toda a nossa geração, um tempo de beleza e o nosso imaginário se faz fortalecido.
É muito ruim perder alguém que se ama. Mas como alguém tão presente, que nós amamos tanto, podemos dizer que perdemos?
Nana se ausenta da terra, mas nunca vai deixar de existir. Seu pai é o nosso pai. Seus irmãos são os nossos irmãos.
Nana não cantava apenas com a voz — cantava com a alma. Em cada frase, uma confissão; em cada pausa, uma eternidade. Sua música era bálsamo e tempestade, uma mistura rara de força e delicadeza que atravessou gerações e tocou corações como poucas.
Que sua travessia seja serena. Obrigado por tudo o que você nos deu com tanta verdade."
Walcyr Carrasco, escritor, roteirista e dramaturgo, no Instagram:
Initial plugin text
"Hoje a música brasileira silencia por um instante em respeito à partida de @nanacaymmi . Que sua voz siga ecoando onde houver saudade. Meus sentimentos à família, amigos e admiradores!"
Glória Perez, autora, escritora e roteirista, no Instagram:
Initial plugin text
"Grande em sua arte e grande em sua humanidade também. Nana, amiga querida, irmã, vou morrer de saudade do seu canto, da sua irreverência. ❤️🌹"
Marcos Valle, cantor, no Instagram:
Initial plugin text
"Quantas lembranças lindas da Nana, lá na casa dos meus pais, juntos no palco, nos estúdios... muita coisa. Foi-se essa voz única, que deixa discos e gravações maravilhosas."
Herbet Vianna, cantor, no Instagram:
Initial plugin text
"Nossos sentimentos aos amigos e familiares de Nana Caymmi. Lembramos a sua inesquecível participação no álbum solo 'O Som do Sim', onde ela imprimiu sua voz marcante ao lado do Herbert na música 'Hoje Canções'."
Nana Caymmi
Lívio Campos / Divulgação